Glamour aos 15 anos

Há muitos anos li um texto do Léo Jaime na revista Capricho que dizia algo mais ou menos assim: enquanto meninos de 15 anos nos causam horror com sua partes desconjuntadas, voz desmodulada e muitas espinhas, garotas de 15 nos causam a sensação contrária, sendo a imagem do glamour, a personificação da beleza de uma flor e bla bla bla bla grbublraharg!

Hummm… Outro dia fui buscar meus sobrinhos no colégio e a turma dos 15 anos pululava ali na frente do portão da escola fazendo tudo aquilo que a gente faz nessa idade entre risinhos, gritinhos emocionados, conversas de menina, paquera e aquela coisa toda. Tinha muita espinha envolvida com base translúcida na cara delas. Restolhos de sombra azul e verde cintilante também apareciam no canto de alguns olhos. E a maioria estava com olheiras de lápis de olho escorrido ou grumos de rímel mal passado nos cílios. Aí eu ri meio que solidária com essa falta de jeito que as meninas ainda têm no uso dessas coisas de mulher.

Ri também porque lembrei de quando meu irmão ria da minha cara quando eu colocava brincões e passava lápis de olho às 6h30 da manhã para ir à escola. Aquilo com moletom, calça adidas e tênis malhado deveria mesmo ser uma pintura complicada de toda uma fase da vida da mulher.

Mas o que me incomodou mesmo foi quando comentei isso numa roda de amigas e cunhadas (ah…essas minhas cunhadas). Meu tom de deboche foi assassinado por avassaladores olhares de desaprovação. Chequei se meu lápis tinha escorrido e se o rímel acumulava grumos nos cílios.  Not. “Onde eu estava vendo o problema?” – elas queriam saber.

Sei lá…(vazio mental). Não tem problema nenhum.  Mas, para mim, o Léo Jaime estava errado. Outro dia fui na apresentação de dança de uma das sobrinhas. O saguão do teatro estava lotado de avós com barriga sarada, peitos de cimento e calças apertadas;  mães com cara de filhas de 15 anos (nesse caso, com a maquiagem não borrada); e filhas de 15 anos com caras de mulheres experientes. Mas não tem problema nenhum. Foi só um “reparo” da minha parte. Sem neuras. Desculpa aí.

vintage-makeup-

Comente, conte uma história